Fundação Almerinda Malaquias

Educação Ribeirinha

Com o seu apoio, podemos construir um futuro melhor para as crianças ribeirinhas.

O Projeto Educação Ribeirinha, desenvolvido pela Fundação Almerinda Malaquias (FAM), tem como objetivo principal fortalecer a educação básica nas comunidades ribeirinhas do município de Novo Airão, Amazonas. Focado na melhoria da infraestrutura escolar, o projeto também inclui a construção de casas de apoio para os professores e a capacitação contínua dos educadores. Com essas ações, buscamos proporcionar um ambiente de aprendizado mais adequado e eficiente para crianças, jovens e adultos da região.

Além de promover uma educação de qualidade, o projeto visa manter os moradores ribeirinhos em suas comunidades, evitando o êxodo rural e preservando a cultura cabocla. A educação oferecida dentro das próprias comunidades é essencial para que os ribeirinhos não precisem abandonar suas vidas e identidades culturais em busca de melhores condições educacionais nas cidades. Desta forma, o projeto contribui para a manutenção da tradição cultural e da biodiversidade local.

A iniciativa beneficia diretamente escolas, comunidades, professores e alunos da região. O projeto é de médio a longo prazo, podendo ser concluído em alguns anos, dependendo da captação de recursos e das condições naturais da região. Através da melhoria das escolas e da construção de casas de apoio, buscamos garantir melhores condições de ensino e aprendizado para todos.

Contribua para a transformação da educação nas comunidades ribeirinhas de Novo Airão. Junte-se a nós nessa missão de fortalecer a educação básica, valorizando e respeitando o modo de vida local. Sua doação e apoio são fundamentais para a continuidade e sucesso deste projeto essencial para a preservação cultural e ambiental da Amazônia.

Nossos Números

Comunidades
Casas de Apoio
Crianças Beneficiadas
Comunitários Beneficiados

A Arquitetura

O design arquitetônico é de autoria do atelier Marko Brajovic e foca na criação de ambientes educacionais funcionais e sustentáveis, adaptados às necessidades das comunidades ribeirinhas de Novo Airão, Amazonas. As escolas são projetadas para serem resistentes às condições climáticas da região amazônica, utilizando materiais locais e técnicas de construção que respeitam o meio ambiente. A infraestrutura inclui salas de aula bem ventiladas e iluminadas, espaços para atividades extracurriculares e áreas recreativas, garantindo um ambiente seguro e agradável para os alunos.

O design arquitetônico também incorpora elementos que promovem a sustentabilidade e a integração com o ambiente natural. Isso inclui sistemas de captação de água da chuva, uso de energia solar e métodos de construção que minimizam o impacto ambiental. A arquitetura das escolas e casas de apoio reflete a cultura local, com estruturas que se harmonizam com a paisagem ribeirinha e respeitam as tradições construtivas das comunidades. Desta forma, o projeto não apenas melhora a qualidade da educação, mas também contribui para a preservação cultural e ambiental da região.