Fundação Almerinda Malaquias

Quem Somos

Trabalho, amor e esperança: os valores que guiam a Fundação Almerinda Malaquias.

Em 1980, o Governo Federal criou o Parque Nacional do Jaú em Novo Airão, impactando as comunidades ribeirinhas locais. A proibição das atividades tradicionais deixou muitas famílias em dificuldades econômicas. Nesse cenário, Miguel Rocha da Silva, Marta Vieira da Silva e Jean-Daniel Vallotton fundaram a FAM em 2000.

A FAM surgiu com a missão de oferecer treinamento em marcenaria, transformando sobras de madeira em artesanato de alta qualidade. O projeto visava proporcionar uma fonte de renda sustentável para as comunidades, enquanto promovia a preservação ambiental e os valores da sustentabilidade.

Ao longo dos anos, o trabalho da FAM foi reconhecido nacionalmente, ganhando o prestigiado prêmio TOP 100 do Sebrae em várias edições. O artesanato produzido pela FAM destacou-se pela sua qualidade técnica, estética inovadora e compromisso socioambiental.

Além do artesanato, a FAM expandiu suas atividades. Em 2005, iniciou o programa “Ateliê das Crianças e Adolescentes”, proporcionando alfabetização ecológica e conscientização ambiental para jovens de 7 a 13 anos. O projeto não apenas promoveu a consciência ambiental, mas também construiu cidadãos responsáveis e valorizou a cultura regional.

Com o tempo, a FAM ampliou seus esforços para além do artesanato e educação ambiental. Introduziu programas de formação para educadores e orientação profissional para jovens concluintes do ensino médio. Além disso, a organização apoiou a educação em comunidades ribeirinhas, promovendo o desenvolvimento integral das áreas afetadas.

Marta Vallonton

Fundadora

​Miguel Rocha

Fundador

Jean-Daniel Vallonton

Fundador

Missão

Desenvolver soluções econômicas, sociais e ambientais que se integrem e se harmonizem como modelo sustentável piloto no município de Novo Airão, replicável para a bacia do baixo rio Negro e o Estado do Amazonas.

Visão

Tornar-se referência no trabalho de valorização da floresta Amazônica em pé, através de programas e projetos de educação e conservação ambiental, qualificação profissional e uso sustentável dos recursos naturais. do baixo rio Negro e o Estado do Amazonas.

Valores

Respeito a floresta em pé, Responsabilidade Social, Ética, Integridade, Cooperação, Transparência

FAM

A Fundação recebe este nome em homenagem à Srª Almerinda, mãe de Miguel Rocha e ao Srº Malaquias o pai, que juntos lutaram para dar aos filhos uma boa educação, preservando o amor pela floresta amazônica.

A Fundação Almerinda Malaquias é a raiz que cresceu e se transformou em uma árvore grande, representada pelos excelentes profissionais que estão presentes todos os dias desempenhando esse papel. Por isso, nosso símbolo tem a FOLHA, que representa cada criança que nasce quando se matricula e começa seu ciclo de aprendizagem dentro da FAM. Também temos o símbolo em círculo, que simboliza a união do grupo em prol de um mesmo objetivo, além das diferentes cores que representam a diversidade e o respeito pelo próximo.

Nosso Time

Conselho Curador

Presidente: Ruy Tone
Vice-Presidente: Antônio Maria

Membros:
Priscila Adriano Silva
Gracimar Queiroz
Francisca Saldanha
Josâgela Jesus
Clarice Bassi

Conselho Fiscal

Presidente: Jean-Daniel Vallonton

Membros:
Paula Mourão
Suzianne Fonseca

Gestão Executiva

Ruy Tone, um empresário visionário na engenharia civil, lidera a Fundação Almerinda Malaquias com paixão e dedicação. Suas viagens internacionais elevam a causa da instituição, inspirando apoio global. Com uma mente empreendedora, ele forja parcerias estratégicas, proporcionando oportunidades educacionais únicas. Sua presença carismática e compromisso unem a equipe e doadores, impulsionando a Fundação rumo a um futuro educacional brilhante e inclusivo para todos.

Antônio Maria, empresário local e membro de uma tradicional família de Novo Airão, desempenha um papel vital como Vice-Presidente da Fundação Almerinda Malaquias. Sua conexão profunda com a comunidade é evidente em sua abordagem calorosa e dedicada para com os projetos educacionais. Antônio utiliza sua influência local para fortalecer laços com empresas e indivíduos, promovendo apoio financeiro e engajamento com a causa da Fundação. Seu compromisso em melhorar a educação em Novo Airão é uma inspiração para todos, moldando um futuro mais brilhante para as gerações vindouras.

Telma de Lima, uma apaixonada pedagoga e Diretora Executiva da Fundação Almerinda Malaquias, lidera com determinação e empatia. Sua expertise em educação se reflete na implementação de métodos inovadores e inclusivos. Telma foca em proporcionar oportunidades de aprendizagem excepcionais para cada criança, tornando a Fundação um farol de educação acessível e de qualidade. Sua liderança inspiradora molda não apenas a instituição, mas também o futuro brilhante das jovens mentes que ela guia com carinho e dedicação.

Paulo Henrique Queiroz, filho nativo de Novo Airão, desempenha o papel fundamental de Diretor Administrativo e Financeiro na Fundação Almerinda Malaquias. Graduado em Gestão Pública, Paulo iniciou sua carreira administrativa na instituição em 2015. Sua dedicação e habilidades excepcionais em gestão financeira garantem a sustentabilidade da Fundação, permitindo que ela alcance seus objetivos educacionais com eficiência. Sua ligação profunda com a comunidade local e seu compromisso com a transparência financeira fazem dele um líder confiável, contribuindo significativamente para o progresso da FAM.

Elzilene Barbosa da Silva, graduada em Tecnóloga em Gestão Ambiental, traz consigo uma vasta experiência em educação e gestão. Anteriormente, atuou como Técnica no Programa de Organização Social da Fundação Vitória Amazônica (FVA) e como assessora executiva da Prefeitura de Novo Airão. Desde 2017, contribuiu como educadora na Fundação Almerinda Malaquias (FAM), destacando-se pelo seu compromisso e paixão pelo ensino. Em 2023, assumiu o papel de Coordenadora Pedagógica do Programa Educacional da FAM, liderando com habilidade e dedicação para criar um ambiente educacional inspirador e inclusivo para os alunos.

.

Apoio Pedagógico

Paula Mourão, oriunda de São Paulo, traz uma energia contagiante e uma riqueza de experiência como Orientadora Educacional em nosso ambiente em Novo Airão. Com anos de expertise, Paula é uma mentora dedicada, enriquecendo nossos programas com seu conhecimento e alegria. Seu intercâmbio constante entre São Paulo e nossa sede é uma ponte valiosa, conectando diferentes perspectivas e ideias inovadoras. Sua presença não só eleva o espírito da nossa comunidade educacional, mas também proporciona orientação valiosa aos alunos, ajudando-os a moldar seus futuros com confiança e determinação.

Miguel Alfaia é uma figura querida em nossa equipe educacional. Com uma carreira sólida como professor, ele desempenha um papel fundamental ao colaborar estreitamente com a coordenação pedagógica, garantindo a excelência do nosso programa de educação ambiental em Novo Airão sua município natal. Sua paixão pela preservação do meio ambiente é evidente em cada aula, inspirando os alunos a se tornarem defensores ativos da natureza. Além disso, Miguel também é um educador dedicado no Projeto PROFUTURO da FAM, contribuindo para o desenvolvimento educacional e o empoderamento das futuras gerações. Sua dedicação incansável e seu compromisso com a educação fazem dele um verdadeiro modelo a seguir em nossa comunidade.

Equipe Técnica e Operacional

Carla Bruna – Auxiliar Administrativo